Os primeiros desafios de 2026

Netuno, Saturno e Marte em Áries

2026

Patricia Sirmione

1/18/20264 min read

Como será o seu 2026? E como será 2026 para o mundo?

Resisti muito a escrever sobre o que a astrologia mostra para o ano, por alguns motivos.

Sendo astróloga, vejo as tendências que o céu propõe, e elas são neutras. Quando temos um alinhamento forte de Netuno, Saturno e Marte em Áries, ele não é necessariamente tenso ou ruim. E também não é bom por si só. São as decisões que fazemos, individualmente e em grupo, que nos levam para um caminho equilibrado ou desequilibrado.

O problema é que o ser humano tem o péssimo hábito de ter defeitos. Estamos desequilibrados na maior parte do tempo. De forma que nossas decisões coletivas poucas vezes são equilibradas.

Isso não significa, nem deve ser uma desculpa, para que não busquemos em nós mesmos o equilíbrio individual.

Sabendo desse péssimo hábito humano de ser imperfeito, antevejo um ano mais instável desde o início.

Netuno em Áries

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.” Fernando Pessoa

Netuno representa o mais próximo que vamos estar da força divina mais elevada. É a nossa dissolução no divino. Está presente nas mais diversas nuances, desde a iluminação mais profunda da consciência até a fuga mais abjeta em vícios, para anestesiar a consciência e a existência.

A entrada de Netuno no fogo cardinal é um impulso a esse contato com nossa consciência mais sutil. É um momento de ignição, de explosão de criatividade, de uma visão para além de nós mesmos, de novas ideias e uma nova visão de mundo.

Ao mesmo tempo, podemos ter a tendência de querer impor nossa visão pessoal do que é essa conexão com a espiritualidade a todos. Expandir essa visão, mesmo que seja na marra.

Netuno vai passar alguns anos em Áries, mas vamos sentir a mudança de forma mais forte nos primeiros meses após esse ingresso.

Em qual casa você tem Áries em seu mapa? E em qual tem Peixes? Porque é aí que você vai sentir essa influência.

Saturno em Áries

“Nossa falta de confiança não é resultado da dificuldade; a dificuldade vem da nossa falta de confiança.” Sêneca

Saturno representa a estrutura e a responsabilidade, os limites que encontramos e que nos impomos. A estrutura e os limites são uma etapa necessária para qualquer realização.

Quando Saturno entra em determinado signo, isso é sentido menos como um convite e mais como uma intimação. Dependendo da casa onde está Áries no nosso mapa, seremos cobrados a estruturar uma área da nossa vida e a colher o que temos plantado nessa área nos últimos 30 anos. Onde você tem Áries no seu mapa? O que você tem plantado nessa casa? Essa é a razão que torna Saturno tão temido. Em geral, temos receio de sermos responsabilizados por nossas decisões e ações. É mais confortável encontrarmos desculpas.

O Saturno em Áries traz um movimento estruturado. O que é só ação sem estratégia se dissolverá como espuma no mar de Netuno.

Marte em Áries

“O que a vida quer da gente é coragem.” João Guimarães Rosa

Marte é o fogo cardinal. O fogo, na astrologia, é a nossa Vontade. Não a vontade de tomar um café ou de fazer um passeio, mas o que efetivamente nos move. E, para cada um de nós, é um fogo diferente. Olhando para dentro, o que você realmente quer? Quem você quer ser? (E não estamos falando de profissão ou carreira aqui, porque somos muito mais do que isso).

O fogo cardinal é o que nos faz dar esse primeiro passo em direção aos nossos propósitos.

Há quem queira abrir caminhos, quem queira ajudar os outros a encontrar seu caminho, quem queira curar (corpo ou alma), quem queira nutrir (corpo ou alma). O fogo cardinal expande nossa ação para fazermos o que queremos fazer.

Também podemos partir desse impulso desde a coragem até a mais tresloucada ação inconsequente.

Todos juntos

“Se você escolhe não decidir, ainda assim já fez uma escolha.” Neil Peart

Marte conjunto a Netuno em Áries torna um pouco mais complicado ter ações equilibradas. Fica muito fácil cair numa ação totalmente individualista, evitando, até conscientemente, a responsabilidade pelo que fazemos e que pode ferir os outros. Ao mesmo tempo, também fica mais fácil nos mover para uma ação de altruísmo desmesurado, sacrificando a própria individualidade pelo coletivo, ou mesmo evitando a ação em si, nos paralisando. Nenhum desses dois extremos é construtivo.

Quando Saturno se une a Netuno e Marte, todos em Áries, a responsabilidade e a severidade se unem a essa tendência de ações desmesuradas.

Vemos mais barreiras aos nossos objetivos, e a maior parte dessas barreiras é imaginária. Podemos nos desmotivar (e cair na inação) ou podemos ficar ainda mais belicosos e individualistas. O ponto de equilíbrio fica mais difícil de atingir.

Mas aqui fica a diferença que o estudo da astrologia faz. Quando sabemos quais são os desafios que nos esperam, fica mais fácil perceber quando estamos nos desviando do nosso caminho para algum dos extremos desequilibrados.

O que te move em direção aos seus propósitos mais elevados?

Não podemos controlar as ações dos outros, mas podemos planejar, executar e avaliar as nossas próprias.